A violência pode acontecer de várias formas, não só física (como bater no idoso) mas pode ser psicológica ou emocional, financeira, sexual, ou violência por negligência.
Para saber se o idoso está sendo maltratado, fique atento aos seguintes sinais:
A família deve acompanhar constantemente o idoso, para que ele não seja vítima de qualquer tipo de violência que destacamos acima.
Mesmo que a família contrate um cuidador, este deve ser devidamente treinado e observado, pois são vários os casos que aparecem nos jornais de cuidadores que maltratam os idosos, que muitas vezes não conseguem se defender.
Para denunciar a violência contra idosos, a pessoa pode ligar para o número 100, que funciona diariamente, 24 horas e 7 dias por semana, mesmo em dias não úteis.
Também há um aplicativo que se chama Projeta Brasil, que utiliza a mesma central do Disque 100.
O Humaniza Redes permite que as denúncias sejam feitas online. Também utiliza a mesma central do Disque 100 e por sua ouvidoria é possível registrar denúncias de maus tratos contra os idosos.
A pessoa também pode ligar para a polícia através do número 190 e 197.
Discriminar ou maltratar uma pessoa idosa pode gerar multa e até prisão. A pena pode ser aumentada se houver agressão física ou se o agressor for responsável pelo idoso.
Cuidar de um idoso não é uma tarefa fácil, mas quem se encarrega dela deve encarar como um trabalho, onde nem sempre se faz o que gosta mas tem que fazer. Além disso, os idosos são pessoas que merecem ser tratadas com respeito.
Descubra como as casas de repouso estão se adaptando às necessidades dos idosos modernos, oferecendo cuidados personalizados, uso de tecnologia e fo
Garanta a segurança dos idosos em casa com nossas dicas práticas. Descubra como prevenir quedas, queimaduras e outros acidentes, criando um ambiente
Não deixe que a idade o impeça de continuar aprendendo e crescendo. Descubra as oportunidades de educação e cursos para idosos disponíveis em sua