Idosos tem muita experiência de vida, mas com a idade também sofrem dificuldades que são inevitáveis.
Por isso é preciso tomar medidas para facilitar o dia a dia de quem já passou por muitos anos de vida, e prevenir lesões, que hoje são uma das maiores causas de hospitalização.
Vamos ver como você pode preparar a casa ou o apartamento para que o idosos se sinta seguro e continue a exercer suas atividades com mais conforto e segurança.
Casas que levam as pessoas de idade a andar em vários cômodos são, sem sombra de dúvidas, arriscadas para sua integridade física.
Por isso é preciso adaptar corredores do apartamento ou da casa para que seja possível caminhar de um lugar para o outro sem dificuldades.
Você pode colocar um corrimão em todas as paredes que levam aos cômodos da casa, e dessa maneira, o idoso pode contar com um apoio para andar de modo mais firme.
Além disso, instale sensores de presença para que as luzes se acendam sem que seja preciso que ele procure o interruptor no escuro. Para prevenir escorregões, tropeços e esbarrões, retire tapetes, móveis, cômodas ou quaisquer outros obstáculos que podem prejudicar a locomoção.
Adultos e crianças também tropeçam e podem se machucar nas escadas, então imagine como elas são perigosas para os idosos.
O ideal é que as casas com idosos tenham uma rampa com corrimão e piso antiderrapante. Caso não seja possível, coloque sinalizadores nos degraus das escadas para ajudar a visualização, e mantenha o local bem iluminado e não se esqueça de providenciar um corrimão para apoio.
O banheiro é uma área de risco, pois azulejos lisos e molhados são a receita certa para quedas inesperadas.
Para prevenir acidentes graves, providencie alguns tapetes de borracha que podem ser fixados ao chão para evitar que o piso se torne muito escorregadio.
Faça algumas adaptações para que seja possível usar o banheiro com mais segurança, colocando barras de apoio dentro do boxe, ao lado da pia e do vaso sanitário.
Outra mudança positiva, eleve o assento do vaso sanitário, pois flexionar menos as pernas dá mais estabilidade ao idoso e ajuda na hora de se levantar.
Hoje em dia é muito comum que usemos computadores e os fios e cabos ficam espalhados no chão. O problema disso é que quando não enxergamos tão bem, e temos menos controle sobre nossos movimentos, é fácil se enroscar nesses fios e tropeçar.
Por isso, fixe os fios na parede com a ajuda de canteiras ou de fitas isolantes, e deixe o chão livre de obstáculos.
Algumas maçanetas são duras e difíceis de abrir. No caso do idoso, se a maçaneta for muito dura ou escorregadia, ele pode ficar preso em um cômodo, já que ele não tem mais a força nas mãos.
Nesse caso, adote maçanetas do tipo alavanca, que não requerem tanto esforço para serem usadas.
Descubra como as casas de repouso estão se adaptando às necessidades dos idosos modernos, oferecendo cuidados personalizados, uso de tecnologia e fo
Garanta a segurança dos idosos em casa com nossas dicas práticas. Descubra como prevenir quedas, queimaduras e outros acidentes, criando um ambiente
Não deixe que a idade o impeça de continuar aprendendo e crescendo. Descubra as oportunidades de educação e cursos para idosos disponíveis em sua