Você já saiu de uma consulta médica se sentindo confuso, se perguntando o que fazer a seguir?
O fato de você não ter ido à consulta preparado, nem ter sido completamente honesto com seu médico ou cuidador, pode ter resultado em uma experiência menos proveitosa para todas as partes.
Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo a próxima consulta médica com o geriatra, seja para você ou acompanhando algum idoso (como seu pai, mãe ou avó, por exemplo), elaboramos algumas etapas fáceis para você seguir na preparação e durante sua visita.
Antes da próxima consulta, considere tirar apenas alguns momentos do seu dia para se preparar com antecedência e criar um roteiro.
Esta preparação permitirá que você faça o melhor uso do tempo muitas vezes limitado que você tem com o médico.
O que você deve fazer antes de visitar o médico:
Além disso, tenha em mente o que não se deve fazer antes de visitar o médico:
Agora que você sabe como se preparar fisicamente para a consulta com o geriatra, siga a lista de 3 passos abaixo para realmente aproveitar ao máximo a consulta.
Compartilhe o máximo possível os sintomas
Pense nisso com antecedência. Considere o que está causando sua dor ou desconforto.
Faça anotações antes da reunião em relação à frequência, nível de dor, áreas de desconforto e outros fatos importantes.
Traga as anotações para sua visita e esteja aberto à pergunta do médico. Eles pedirão mais informações para ajudá-lo a entender o que está acontecendo e qual o diagnóstico e tratamento adequados.
Faça perguntas
Prepare com antecedência uma lista de perguntas relacionadas à consulta.
Leve essas perguntas com você ou envie-as por e-mail ao seu médico com antecedência se houver algum item específico que possa exigir pesquisa por parte dele.
Quando estiver na consulta, verifique sua lista e certifique-se de que suas perguntas sejam respondidas ou pelo menos feitas.
Se surgirem novas perguntas, anote-as ou pergunte no momento. Se o paciente for algum idoso como seu pai ou sua mãe, ofereça-se para anotar essas dúvidas e garantir que elas serão apresentadas ao médico.
Dependendo da consulta, o paciente pode precisar compartilhar todos os medicamentos que está tomando no momento.
E dependendo do tamanho da lista, o paciente ou seu acompanhante pode fazer uma lista escrita ou simplesmente levar os próprios medicamentos.
Além disso, lembre-se de fazer referência a nomes de marcas versus nomes genéricos ao se referir ao medicamento específico que você toma.
No Guia do Idoso, você encontra diferentes opções de casas de repouso que atendem às necessidades específicas de cada pessoa/família. Clique e saiba mais!
Descubra como as casas de repouso estão se adaptando às necessidades dos idosos modernos, oferecendo cuidados personalizados, uso de tecnologia e fo
Garanta a segurança dos idosos em casa com nossas dicas práticas. Descubra como prevenir quedas, queimaduras e outros acidentes, criando um ambiente
Não deixe que a idade o impeça de continuar aprendendo e crescendo. Descubra as oportunidades de educação e cursos para idosos disponíveis em sua