A artrite é uma doença que afeta uma ou mais articulações em humanos. Está associado à inflamação ou degeneração das articulações afetadas, juntamente com dor, inchaço e funcionalidade reduzida.
Artrite em idosos, como o nome sugere, é artrite que afeta os idosos – a fatia da população mais afetada com esta doença. Isso porque, com a idade, a dor tende a aumentar, afetando em grande medida a mobilidade.
Desse modo, o cuidado adequado e o tratamento certo, bem como métodos de prevenção, precisam ser aderidos para lidar com a condição da maneira correta.
A artrite em idosos vem com uma série de sinais e sintomas que precisam ser cuidadosamente monitorados.
Identificar os sintomas precocemente pode resultar em tratamento adequado e oportuno para evitar que os sintomas se agravem ainda mais.
Se algum desses sinais e sintomas tende a durar mais de duas semanas, é recomendável consultar um especialista (ortopedistas, por exemplo).
Alguns dos tipos mais comuns de artrite em idosos incluem:
É o tipo mais comum de artrite em idosos.
Também é conhecida como artrite de desgaste ou artrite degenerativa – que ocorre quando a cartilagem das articulações se rompe como resultado de atrito repetido.
É um tipo de artrite inflamatória que afeta a coluna e as grandes articulações, geralmente a parte inferior das costas.
É outro tipo comum de artrite inflamatória que resulta na formação de cristais de ácido úrico duro nas articulações.
É uma forma de artrite inflamatória que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque as membranas sinoviais presentes nas articulações.
Refere-se à inflamação das articulações que se desenvolve em pessoas afetadas com psoríase, um distúrbio autoimune que causa irritação na pele.
A artrite séptica é causada como resultado de infecções virais, bacterianas ou fúngicas. Esta forma de artrite pode se desenvolver através de infecção da pele, infecção do trato urinário e outras que se espalham pela corrente sanguínea para uma articulação.
É extremamente importante fornecer cuidados adequados idosos acometidos pela artrite.
Isso porque, ao lançar mão das abordagens corretas, ajudará a gerenciar os sintomas de maneira eficiente. Confira algumas recomendações gerais:
Os médicos usam medicamentos diferentes para tratar a dor e o inchaço associados à artrite.
Desse modo, tomar os medicamentos prescritos a tempo pode ajudar a controlar os sintomas de forma eficaz.
Manter-se fisicamente ativo é de imensa importância nesse sentido.
Existem exercícios específicos de artrite para idosos, como natação, ioga, caminhada, alongamento etc., que podem ser úteis no gerenciamento de diferentes tipos de artrite.
No entanto, recomenda-se consultar um especialista em saúde antes de fazer qualquer atividade física.
O controle adequado do peso pode ser útil para reduzir a pressão adicional nas articulações, diminuindo assim a dor nessas regiões.
Manter uma dieta saudável e seguir as orientações de exercícios pode ser altamente eficaz.
O clima e a temperatura podem afetar os sintomas da artrite. Se algum indivíduo afetado perceber que o clima frio, úmido ou quente piora os sintomas, o ambiente residencial precisa ser ajustado de acordo para manter os sintomas sob controle.
Idosos afetados com artrite devem procurar atendimento médico regular e serviços de atendimento domiciliar de fisioterapia, conforme as necessidades para melhor gerenciar a artrite.
- Muitas vezes, o tratamento em casas de repouso é a melhor forma de fornecer ao seu ente querido tratamento e atenção que ele precisa. Clique e encontre casas de repouso próximas a você aqui no Guia do Idoso.
Descubra como as casas de repouso estão se adaptando às necessidades dos idosos modernos, oferecendo cuidados personalizados, uso de tecnologia e fo
Garanta a segurança dos idosos em casa com nossas dicas práticas. Descubra como prevenir quedas, queimaduras e outros acidentes, criando um ambiente
Não deixe que a idade o impeça de continuar aprendendo e crescendo. Descubra as oportunidades de educação e cursos para idosos disponíveis em sua