Asilo e Casa de Repouso: quais as principais diferenças?
Compartilhe:

Asilo e Casa de Repouso: quais as principais diferenças?


Para algumas pessoas, casa de repouso seria apenas um nome moderno para asilo. Porém as duas palavras não são sinônimas. Entenda o que significam estes termos neste post!

 

O que é um asilo?

A denominação asilo é antiga: há registros de lugares com esse nome no Brasil há pelo menos dois séculos, mas ele nada tinha a ver com os idosos, afinal a expectativa de vida em nosso país naquele momento era de 45 anos.

Na verdade, asilo era o nome dado aos lugares em que ficavam aqueles que não tinham condições socioeconômicas de se sustentar. Administrados principalmente pela Igreja Católica, estas pessoas viviam da caridade e da benevolência de outras.

Por esta razão, as instalações geralmente eram precárias e estas instituições viviam no limite, buscando recursos para proporcionar o mínimo para estas pessoas, como as refeições diárias.

Os asilos mais comuns eram os de meninos e meninas órfãos e posteriormente passaram a se chamar orfanatos. Mas também havia os espaços que acolhiam pessoas doentes, em situação de mendicância, com problemas mentais, etc. Nas últimas décadas, eles também passaram a receber idosos.

Nos anos 2000, leis foram criadas para reconhecer o direito desse grupo e regulamentar a estrutura desse tipo de instituição. Atualmente é raro o uso do termo asilo, sendo mais frequente o emprego de palavras como abrigo, núcleo de convivência, casa de repouso, etc.

 

O que é uma Casa de Repouso?

As Casas de Repouso surgiram com o aumento da longevidade que cresce a cada ano. O avanço da medicina, as vacinas, as melhorias na higiene e a melhor alimentação fizeram com que aquela expectativa de vida de 45 anos saltasse para 75.

Tais mudanças trouxeram uma nova visão do que é ser idoso: uma pessoa que deve ser bem-cuidada, que possui direitos e que pode e deve aproveitar muito esta fase da vida.

Por outro lado, a correria do dia a dia não permite que muitas famílias deem a atenção ou o cuidado necessário para à pessoa que chega a esta etapa. E aí está o papel importante desempenhado pelas casas de repouso.

Como o seu próprio nome diz, elas são espaços de tranquilidade para a terceira idade, oferecendo toda a infraestrutura e os recursos humanos - enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, professores de educação física, entre outros - para que estas pessoas possam usufruir de ótima saúde física e mental com o objetivo de envelhecer bem.

Além disso, outro aspecto importante são as interações, pois elas estarão com pessoas da mesma faixa etária, compartilhando experiências, espaços de socialização e aprendendo juntas.

 

Desta forma, as casas de repouso nada têm a ver com a ideia que se faz dos asilos, palavra que, inclusive, ganhou um sentido negativo ao longo dos anos. Desmistificar é o primeiro passo para proporcionar qualidade de vida aos idosos.

Conte com o Guia do Idoso para encontrar a casa de repouso ideal para você ou seu ente querido! Utilize nossos filtros e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco!