Desde 1991, a legislação brasileira dispõe de um adicional em aposentadorias de idosos considerados incapacitados. Infelizmente, ele não é muito divulgado, mas pode representar um alívio para famílias que não possuem condições para contratar cuidadores 24 horas ou pagar a internação em uma casa de repouso.
Pensando nisso, preparamos este post para explicar o funcionamento deste benefício e como ele pode ser conquistado!
Como ele é concedido?
O adicional de 25% é concedido a aposentados considerados incapacitados, ou seja, que dependem de alguém para realizar tarefas básicas do dia a dia como tomar banho, escovar os dentes, comer e se vestir.
Para que isso aconteça, o idoso precisa passar pela avaliação de um médico de perícia que valide a sua condição. Isso pode acontecer nos postos do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) ou em visita ao domicílio ou hospital onde o aposentado esteja.
Se aprovado o pedido, o idoso passará a receber o adicional junto à aposentadoria. Independente da faixa salarial, o governo é obrigado a conceder os 25%.
Atenção: este benefício é direcionado às pessoas que foram aposentadas por invalidez. Aqueles que conquistaram a aposentadoria por idade ou tempo de contribuição não têm direito a ele.
Que condições justificam a solicitação?
O INSS considera algumas condições de saúde para o recebimento do adicional. Entre elas temos:
- Idosos acamados.
- Paralisia nas mãos ou nos pés.
- Amputações (perda dos pés ou de um dos pés e uma das mãos, quando a prótese é impossível; e perda dos dois pés e uma das mãos mesmo quando há a possibilidade de uso de prótese).
- Perda de sentidos como cegueira, surdez e mudez.
- Alterações mentais.
- Problemas cognitivos.
- Quando o idoso representa perigo ou perturbação para os que estão ao seu redor.
Como solicitar o adicional?
Com os documentos pessoais e da aposentadoria em mãos, o beneficiário deve ligar para o número 135 e fazer solicitação do acréscimo de 25%. É também possível fazer o requerimento do adicional pela internet, de uma forma simples e rápida. Veja o passo a passo:
- Entre no site ou no aplicativo Meu INSS (meu.inss.gov.br). Recomendamos que você crie uma conta, facilitando o acesso às informações.
- Depois escolha a opção "Agendamentos/Solicitações" e "Novo requerimento". Busque pelo serviço de "Solicitação de Acréscimo de 25%".
- Faça a solicitação e espere que o INSS entre em contato marcando a consulta de perícia médica para a validação do pedido.
Se você é um idoso nessas condições ou tem um ente querido que possui os requisitos que garantem o adicional de 25%, não deixe de solicitá-lo. Além de conquistar um direito, esta quantia extra pode permitir o oferecimento de um tratamento e assistência adequados às necessidades do idoso incapaz.
As Casas de Repouso oferecem atendimento especial para esses casos e o Guia do Idoso pode ajudá-lo nessa busca pela Casa ideal.