A violência pode acontecer de várias formas, não só física (como bater no idoso) mas pode ser psicológica ou emocional, financeira, sexual, ou violência por negligência.
Para saber se o idoso está sendo maltratado, fique atento aos seguintes sinais:
- Sinais de maus tratos ou negligência em seu corpo
- Se demonstrar desconfortável na presença de algum familiar ou cuidador
- Tornar-se calado de uma hora para outra
- Se recusa a fazer atividades que antes eram de seu interesse
- Responde de maneira inadequada
- Passar a apresentar sinais de demência
- Surgirem dívidas em nome do idoso de uma hora para outra, bem como uma diminuição do seu saldo bancário
- Aparência de desidratação, desnutrição.
Tipos de violência contra o idoso
- Violência física: é a mais visível, quando o idoso apanha de outra pessoa. Pode ocorrer também com o uso de instrumentos como cintos, lâminas ou armas.
- Abandono/negligência: é o tipo mais habitual de violência contra o idoso, que ocorre quando alguém é omisso em ajudar ou nos cuidados básicos para a saúde do idoso e seu bem-estar físico. Ainda podem ser considerados como abandono quando há negligência com higiene, vestuário, alimentação e o uso incorreto de medicamentos.
- Autonegligência: ocorre quando o próprio idoso se negligencia, se recusando a receber os cuidados necessários.
- Violência psicológica: é quando se despreza o idoso, com humilhações, xingamentos e gestos que o atacam. Também inclui a restrição de liberdade e isolamento social que pode gerar tristeza, depressão, solidão e qualquer outro sofrimento que a pessoa idosa possa sentir.
- Violência sexual: ocorre quando é imposto ao idoso participar ou presenciar de atividades sexuais sem o seu consentimento
- Abuso econômico-financeiro: é o tipo de violência que acontece quando alguém usufrui ilegalmente dos bens da pessoa idosa, utilizando seu cartão e conta sem o seu consentimento.
Formas de prevenção a violência contra o idoso
A família deve acompanhar constantemente o idoso, para que ele não seja vítima de qualquer tipo de violência que destacamos acima.
Mesmo que a família contrate um cuidador, este deve ser devidamente treinado e observado, pois são vários os casos que aparecem nos jornais de cuidadores que maltratam os idosos, que muitas vezes não conseguem se defender.
Para denunciar a violência contra idosos, a pessoa pode ligar para o número 100, que funciona diariamente, 24 horas e 7 dias por semana, mesmo em dias não úteis.
Também há um aplicativo que se chama Projeta Brasil, que utiliza a mesma central do Disque 100.
O Humaniza Redes permite que as denúncias sejam feitas online. Também utiliza a mesma central do Disque 100 e por sua ouvidoria é possível registrar denúncias de maus tratos contra os idosos.
A pessoa também pode ligar para a polícia através do número 190 e 197.
Discriminar ou maltratar uma pessoa idosa pode gerar multa e até prisão. A pena pode ser aumentada se houver agressão física ou se o agressor for responsável pelo idoso.
Cuidar de um idoso não é uma tarefa fácil, mas quem se encarrega dela deve encarar como um trabalho, onde nem sempre se faz o que gosta mas tem que fazer. Além disso, os idosos são pessoas que merecem ser tratadas com respeito.