Atividades de lazer podem ser muito importantes para manter a mente e o corpo saudáveis na terceira idade.
Melhoram o humor e a qualidade de vida, e outros benefícios também são percebidos, como a melhora da coordenação motora, concentração e agilidade das capacidades cognitivas.
De acordo com pesquisas realizadas, metade dos idosos brasileiros sofrem de doença crônica, e uma das mais graves é a depressão, que atinge 10% da população idosa do país.
Pensando nisso, hoje trouxemos algumas atividades que podem ajudar a evitar esses problemas e trazer mais diversão à vida do idoso:
Quebra-cabeças
É uma atividade divertida e que ocupa bastante tempo, pois montar um quebra-cabeças também é uma forma de estimular a percepção, o raciocínio e a concentração.
Bingo
Clássico entre os idosos, ele não só estimula o convívio com outras pessoas como é divertido e simples, além de contribuir para a saúde mental e ajuda a trabalhar a capacidade de percepção, agilidade e tempo de reação.
Musicoterapia
A musicoterapia ajuda na restauração do equilíbrio físico, psicológico e espiritual dos idosos, sendo uma ferramenta importante que aumenta o bem estar e melhora a saúde. É recomendado que seja feita somente com um musicoterapeuta envolvendo médicos, psicólogos e fisioterapeutas.
Artesanato
Pode ser pintura, desenho, escultura, o artesanato é ótimo para pessoas de qualquer idade. É relaxante e também melhora as habilidades motoras e a coordenação, permitindo que a pessoa se expresse, fator importante para evitar a solidão e a depressão.
Culinária
Com a culinária os idosos podem exercitar a memória e atenção, fazendo pratos que gostam e que podem ser consumidos por eles mesmos. Se feitos em grupo, melhor ainda, para estimular a saúde emocional dos idosos com os laços que são criados.
Dança
É uma atividade divertida, onde se é possível formar um grupo de amigos, garantindo o benefício das relações afetivas, além de serem capazes de manter a saúde do corpo.
Ioga
Além de trabalhar exercícios de postura, equilíbrio, flexibilidade, também trabalha a parte espiritual e emocional, aliviando o estresse e relaxando corpo e mente. É uma atividade de baixo impacto, mas mesmo assim os idosos que querem começar a praticar, como em qualquer outra atividade física, devem consultar um médico.
Cartas
Jogar cartas incentiva a competição, superação e desafios. É um exercício de atividade mental, mantendo a capacidade cognitiva em dia.
Atividades de lazer são imprescindíveis para manter a mente em dia, melhorar a coordenação motora, a concentração, capacidades cognitivas e agilidade. Essas atividades são tão boas, que ajudam os idosos a evitar problemas de saúde, que são muito comuns quando envelhecemos.
As casas de repouso estão cada vez mais preocupadas em oferecer atividades recreativas para idosos, até para aqueles que só visitam.
Todas as atividades recreativas exercitam o cérebro e promovem uma grande interação social entre as pessoas que residem em um lar para idosos e também para seus cuidadores. Elas geram um momento de descontração, descoberta e interação.
A falta dessas atividades pode ser um fator de risco para depressão e isolamento. Por isso é importante que o idoso inclua tarefas nas suas rotinas diárias.