É importante ficar atento ao sapato do idoso para que ele não corra o risco de cair, que é um problema grave e pode levar a sérias lesões.
Há várias causas que podem ser relacionadas à queda, como fatores da pessoa mesmo, como algum tipo de doença, ou fatores externos como um tapete solto, chão com buracos e escorregadio.
Mas o sapato é um dos grandes fatores que levam o idoso a cair, por isso é importante ficar atento a alguns pontos:
- Conforto: é importante sempre escolher o calçado que mais se adequa ao tamanho do pé e ao peso da pessoa.
- Altura: os calçados não devem ser mais altos que dois centímetros e devem ter uma sola que seja aderente ao chão.
- Use o tamanho certo, para que o sapato não seja nem maior nem menor do que o seu pé.
- O calçado deve se adaptar ao tamanho e ao peso do idoso, mas precisa ser acima de tudo, confortável.
- Evite calçados que tenham costura interna. A pele do idoso é muito sensível e esse tipo de calçado pode machucar.
De preferência, o sapato deve ser fechado e deve ficar bem preso ao pé.
Os melhores modelos de sapatos para idosos são os ortopédicos, as sandálias com fecho, e os tênis.
As sandálias ou chinelos sem fecho podem sair facilmente do pé e aumentar o risco de queda. Se o sapato estiver muito desgastado, ele pode apresentar um solado liso.
A forma de calçar também é importante, tem que estar sempre sentado e nunca andar de meias, enquanto não calçar adequadamente o sapato.
Além do risco de cair, o mau uso do sapato pode afetar a saúde, aumentando o risco de deformidades nos dedos, joanetes, problemas de mobilidade, tombos, dor crônica e até distúrbios emocionais.
As pessoas idosas perdem parte da elasticidade dos pés e podem sofrer de atrofia muscular, e isso significa menos adaptação aos calçados e maior suscetibilidade a dores gerais e a formação de calos.
O mais importante é que o idoso se sinta seguro e confortável.
O tênis pode ser adequado, dependendo da pessoa que o utiliza. Se o idoso for utilizar um tênis, é importante que seja um tênis de qualidade.
Há no mercado vários tênis com velcro e é ótimo para idosos porque evita a necessidade de amarrar e desamarrar o calçado toda hora.
Há também modelos com cadarço elástico, que são adequados para a terceira idade.
Além do uso do calçado ideal, a estrutura física da casa deve ser adaptada ao idoso, para que o risco de quedas seja bem reduzido.
Cuidado com tapetes soltos, falta de corrimão nas escadas e falta de barras de apoio nos banheiros.
Geralmente nas clínicas para idosos, a estrutura é toda adaptada, e tudo é pensado com bastante cuidado, visando o bem estar e a segurança dos idosos que ali vivem. A equipe está sempre atenta ao tipo de calçado e também até a roupa que o idoso está usando, para evitar além de riscos de queda, friagem, etc.
O cuidado deve ser contínuo!