Viver em um asilo nem sempre é algo bem visto pelas pessoas, já que esta palavra carrega consigo um estigma de abandono pela família. Mas, na verdade, nessas instituições – hoje mais conhecidas como casas de repouso – os idosos são bem cuidados, com toda a infraestrutura necessária para que vivam com qualidade de vida.
Hoje há muitos que optam por morar em um asilo, pois sabem que poderão contar com assistência 24 horas e uma rotina divertida, mais feliz do que se estivessem em seu domicílio, passando, muitas vezes, a maior parte do dia sozinhos.
Entenda agora como um asilo funciona e como o Guia do Idoso pode ajudá-lo a encontrar o espaço ideal.
O dia a dia em um asilo
Quando um idoso passa a morar em um asilo, isso não quer dizer que ele está isolado da sociedade, já que família, vizinhos e amigos podem visitá-lo a qualquer momento.
Ele pode ter o seu próprio quarto ou dividi-lo com outros idosos, dependendo das preferências e condições financeiras de cada um.
Todo asilo conta com uma rotina para os espaços em comum, oferecendo seis refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar e lanches entre as refeições) e atividades como oficinas e prática de atividade física.
Estes locais também contam com profissionais que auxiliam o idoso a comer, fazer a sua higienização, vestir-se, deslocar-se e tomar os medicamentos prescritos.
Esta assistência é garantida 24 horas por dia, o que nem sempre é possível quando o idoso está em sua casa ou sob cuidados na residência de um parente. Este motivo é uma das grandes razões para que mais e mais pessoas optem por uma internação em casa de repouso.
Como encontrar o asilo ideal?
Hoje há diferentes opções de asilos para todas as preferências, gostos e bolsos. Por isso é importante que a família converse com o idoso para conhecer suas expectativas sobre o espaço e quais recursos financeiros seriam usados para pagar a instituição.
Com essas informações, eles podem começar a pesquisar o lugar ideal. Conversar com conhecidos que também tenham parentes em asilos e buscar na internet são caminhos para conhecer opções na região.
Neste sentido, o site Guia do Idoso foi pensado para ajudar quem está nesse momento de procura. A ideia é facilitar esta busca a partir de filtros como a localização, se recebe apenas homens, mulheres ou se é misto, quais são os serviços oferecidos, entre outros.
Com apenas um clique, o internauta pode selecionar os asilos que atendem a essas especificidades e acessar as informações de contato para saber mais sobre o local, como site oficial, telefone e e-mail.
Conheça o Guia de idoso e experimente os nossos mecanismos de busca!