De acordo com estatísticas do FBI e da FTC, os crimes virtuais contra idosos estão crescendo.
Mas felizmente, você pode proteger os idosos que você conhece contra esses golpes. É preciso conversar com eles para ficarem atentos e se protegerem.
É preciso conversar e não ensinar. Afinal, os idosos têm uma vida toda de experiências e provavelmente não vão querer receber lições de alguém mais novo do que eles.
Ensine a eles a tomarem conta de si mesmos. Acesse o Google e mostre a eles quais informações estão disponíveis sobre eles publicamente. Assim você mostrará como é fácil para golpistas obter informações sobre alguém.
Você também pode conversar com eles sobre golpes específicos, veja como identificar os mais comuns:
- Phishing
Nesse golpe, os criminosos entram em contato por email, ligações, mensagens diretas ou SMS e usam alguma informação sobre a pessoa para tentar fazer com que ela lhe dê algo valioso. A melhor defesa contra esse golpe é confirmar com o remetente o email ou a mensagem antes de clicar em qualquer link.
Ligue para o seu parente ou amigo que supostamente enviou a mensagem e confirme se foi ele mesmo que enviou. Também é preciso verificar os instintos, se o texto da mensagem parecer estranho ou a pessoa normalmente não entrar em contato dessa maneira é muito mais provável que seja um golpe.
- Golpes amorosos
Quem nunca ouviu falar de um idoso que, ao procurar companhia na internet acabou se deparando com um golpista?
Nesse caso os criminosos começam a conversar e depois pedem dinheiro. Eles podem usar informações coletadas de outras fontes online para ajudar outras pessoas a se apaixonarem por eles.
Costumam pedir para sair da conversa online e partir para uma conversa por telefone. Se o idoso insistir para que se encontrem pessoalmente, ele sempre vai ter uma desculpa.
Assim que o golpista perceber que a vítima está apaixonada, ou se preocupa muito com ele, ele pedirá dinheiro. Vai alegar que é só um empréstimo e que dia x vai pagá-lo.
Converse com os idosos que você conhece sobre esse tipo de golpe, principalmente se eles forem solteiros e estejam procurando um romance na internet. Mostre a eles como fazer uma pesquisa reversa de imagens, para verificar se a foto é realmente da pessoa que afirma ser, ou acesse sites que fazem investigações mais profundas de pessoas mediante o pagamento de uma taxa.
- Golpes da Receita Federal ou da Previdência
A forma mais comum desse golpe é através de um SMS, email ou ligação de alguém que diz ser da Receita Federal ou da Previdência.
Eles dirão que a vítima deve impostos atrasados e tentarão obter dados do cadastro.
Para evitar, diga aos seus parentes idosos que o governo nunca ligará ou enviará um email para cobrar nada, nem pedirá dados pelo telefone. Mesmo que pareça muito convincente, jamais deve responder nem passar qualquer informação pessoal
- Golpe do suporte técnico
Essas pessoas ligam para o idoso e finge ser de uma empresa legítima. Vai informar algum motivo que justifique o acesso ao computador da vítima ou vai tentar convencer a fornecer dados do cartão de crédito.