Com o avançar da idade, o cuidado com os mais velhos deve ser redobrado para evitar acidentes e proporcionar uma melhor qualidade de vida do idoso. Por isso, separamos algumas dicas simples e práticas para proteger os entes queridos e manter a integridade física e mental deles. Acompanhe!
-
Evite acidentes domésticos
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Passo Fundo indica que a maioria dos casos de acidentes com idosos ocorre dentro de casa. São comuns as quedas de escada, os escorregões em pisos molhados e os esbarrões em móveis pontiagudos.
Podemos dizer que a maioria das casas não são construídas pensando em moradores idosos, o que demanda reformas para adaptá-las e deixá-las mais seguras. Veja alguns exemplos:
- Implementar corrimões em lugares nos quais o idoso necessite de apoio para andar, sentar e se levantar como banheiros e corredores.
- Deixar a casa bem iluminada.
- Garantir espaços livres para circulação.
- Manter utensílios domésticos utilizados com frequência em gavetas e compartimentos não tão altos ou tão baixos.
-
Tenha cuidadores e dispositivos de segurança
É importante preservar a privacidade do idoso, mas ao mesmo contar com auxílio para momentos de emergência. Hoje é muito comum que os mais velhos tenham cuidadores para ajudar nas atividades cotidianas, como banho, alimentação e uso de remédios na hora certa. Também é possível instalar alarmes e câmeras de segurança que permitam ao familiar checar, onde quer que ele esteja, se está tudo bem.
-
Não deixe o idoso em casa com estranhos
Cuidadores, diaristas e cozinheiros devem ser pessoas em quem você confie e que serão respeitosas com o idoso, zelando por seu bem estar.
É sempre bom evitar que o idoso receba em casa pessoas estranhas, como funcionários de prestadoras de serviços de telefonia e TV a cabo. Também o oriente a não atender telefonemas de estranhos, bem como passar seus dados pessoais, evitando assim os golpes.
-
Adapte-se ao ritmo do idoso
Filhos, sobrinhos e netos precisam ter em mente a importância de adaptar-se ao ritmo do idoso. Lembre-se de que nessa idade tudo acontece de uma forma mais lenta e confusões com nomes e datas são comuns. O tamanho das letras deve ser maior e o tom de voz um pouco mais elevado para que a pessoa entenda.
-
Garanta uma rotina e convívio social
Para manter a saúde física e mental, é importante ter um círculo de amizades e fazer atividades que possibilitem a interação social. Passeios, saídas à igreja e programação voltada para a terceira idade são alguns exemplos.
-
Visite uma casa de repouso
Casas de repouso para idosos são interessantes, pois reúnem todos os cuidados aqui citados para garantir o bem-estar de seus hóspedes. Com bom custo-benefício, o idoso contará com profissionais especializados 24 horas por dia, alimentação balanceada e a companhia de amigos.
Quer mais dicas de cuidado e segurança para a terceira idade? Navegue pelo Guia do Idoso e conheça esta excepcional ferramenta de busca por espaços onde a terceira idade seja acolhida com carinho e dedicação.