Também conhecida como Fisioterapia Geriátrica, a fisioterapia para idosos é muito importante para garantir a qualidade de vida e bem estar na terceira idade.
O foco da fisioterapia é na relação dos nervos, ossos e articulações, onde o fisioterapeuta trabalha para prevenir, corrigir, e recuperar a função desses sistemas.
Geralmente idosos com Alzheimer, com histórico de AVC ou outros problemas cardiovasculares procuram a fisioterapia.
Vamos ver 5 benefícios da fisioterapia para idosos e como eles podem ser trabalhados:
- Flexibilidade
Esse benefício é importante, considerando a saúde das articulações e músculos, que são essenciais para a mobilidade e qualidade de vida.
Aqui, a intenção não é buscar a flexibilidade que eles tinham na juventude, mas sim preservar ou conseguir uma recuperação do quadro atual.
O fisioterapeuta nesse caso, faz a orientação de exercícios de alongamento e fortalecimento dos membros mais acometidos, e indica também correções posturais e melhorias para o dia a dia.
- Equilíbrio e coordenação
As quedas na terceira idade podem ser perigosas, por resultarem em lesões e fraturas de recuperação muito lenta.
Ao mesmo tempo, pode acontecer a diminuição dos reflexos de coordenação e equilíbrio na terceira idade e os exercícios fisioterapêuticos podem ajudar.
A coordenação pode ficar comprometida após cirurgias ou com doenças como o Alzheimer e Parkinson. Aí o papel do fisioterapeuta é propor exercícios e novos hábitos para adaptação à nova realidade.
- Diminuição de dores
As dores diminuem a qualidade de vida de qualquer pessoa, e muitas vezes impossibilitam que o idoso realize atividades do dia a dia.
Por isso, a fisioterapia trabalha com exercícios para aliviar os membros ou regiões afetadas, como alongamentos e outros exercícios.
Terapias como a acupuntura, também são grandes aliados nesse objetivo.
- Mantém e garante a força
Assim como a flexibilidade, os exercícios fisioterápicos podem ajudar a preservar ou conseguir uma recuperação da força e resistência.
Os exercícios de força são equilibrados e avaliados caso a caso, e cabe ao fisioterapeuta focar no fortalecimento saudável para conservar a qualidade de vida.
- Promove a independência
Coordenação, força, equilíbrio e aliviar as dores são benefícios importantes para garantir a independência do idoso.
Aqui o fisioterapeuta faz uma análise sobre o histórico de saúde e as condições físicas atuais e aí elabora uma rotina de exercícios e cuidados que vão ajudar o idoso a ser mais independente.
Esse trabalho ainda pode incluir recomendações para a família ou cuidadores, e também adaptações que devem ser feitas na casa para facilitar a locomoção do idoso e garantir sua segurança e bem estar.
Ainda, podemos dizer que um ponto positivo sobre a fisioterapia para idosos é que muitos profissionais fazem atendimento a domicílio, o que facilita o tratamento para idosos acamados ou que tenham mobilidade reduzida.
Antes de iniciar o tratamento, é preciso fazer uma avaliação fisioterapêutica para diferenciar disfunções do processo de envelhecimento fisiológico do patológico, para que as necessidades sejam identificadas.
Esse processo de avaliação é muito importante para que o melhor tratamento seja aplicado.
Podem ser usadas caneleiras, halteres, bolas, que ajudarão nos circuitos de equilíbrio e coordenação, e alguns usam até recursos mais modernos como videogames, óculos 3D, tablets e jogos cognitivos específicos.