Muito se fala em cuidar da alimentação e fazer atividades físicas com o idoso, mas não podemos esquecer da saúde mental.
Os idosos já foram pessoas bem ativas, e hoje, se vendo na situação de não trabalhar mais, e em muitos casos, dependendo de outras pessoas para fazer suas atividades, comer e se locomover, a mente acaba ficando prejudicada, podendo ate desenvolver um quadro de depressão.
Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e quando um fica prejudicado, a outra parte sofre. Problemas mentais podem refletir no físico, deixando a pessoa mais cansada, com mais vontade de ficar deitada e dormir e até desencadear doenças.
É comum na terceira idade as pessoas sofrerem com sentimentos de solidão, ansiedade, tristeza, sentimento de exclusão e incapacidade. Por isso é bom ficar atento a esses sinais, fazendo com que o idoso se sinta acolhido e compreendido.
As doenças mentais não são tão fáceis de se identificar como as doenças físicas, então é bom ficar de olho se o idoso apresentar irritabilidade, choros e desânimos frequentes, falta de vontade e mau humor, ou se recusar a levantar da cama. Para quem convive com os idosos é mais fácil identificar esses sintomas, mas se o idoso morar sozinho por exemplo, já fica mais difícil saber que ele está passando por esses problemas.
Dicas
É necessário incluir alguns cuidados na rotina do idoso. São ações preventivas simples que vão evitar doenças e fazer toda a diferença no dia a dia, contribuindo para o bem estar emocional.
Adote essas medidas e aplique no dia a dia com muito carinho e cuidado:
- Incentive hobbies: hoje há muitas opções de lazer para a terceira idade, como fazer uma aula, tocar um instrumento, ler, tricotar, cozinhar, ou até mesmo dançar.
Principalmente na pandemia, esses momentos de lazer e comunhão com outras pessoas são essenciais para uma boa saúde mental, já que devido ao perigo de contágio, os idosos são os que mais ficaram isolados.
- Tenha um tempo de qualidade: dedique o tempo que você tem junto ao idoso para conversar, trocar ideias, conversar sobre seu dia ou seu trabalho, para que ele faça parte da sua vida também. Pergunte o que ele assistiu na televisão, ou do que falava o livro que ele leu, fazendo com que o idoso se sinta acolhido e ouvido por você.
- Tenha uma rotina saudável: não podemos esquecer que cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da mente, então sempre verifique se o idoso está se alimentando bem, fazendo exercícios conforme sua mobilidade permite, ou passe por um medico para entender as limitações que ele tem e conseguir praticar exercícios de forma saudável sem prejudicar seu físico. A pratica de exercícios contribuem para o fortalecimento do corpo e também melhoram a coordenação motora, prevenindo riscos de queda e dando mais autonomia para o idoso no seu dia a dia.
- Acompanhamento psicológico: contar com o apoio de um profissional também pode fazer a diferença nessa fase da vida. Fazer uma terapia pode ajudar a manter o equilíbrio emocional e o bem estar na terceira idade.
Para essa e mais dicas, acesse o site Guia do Idoso