A população idosa no mundo está crescendo rapidamente graças a adventos como o aperfeiçoamento da medicina, inovações que garantem mais qualidade de vida e longevidade e acesso a tecnologias que melhoram a saúde.
Na verdade, o número de pessoas com mais de 85 anos deve triplicar até o ano de 2050. E como os idosos são mais propensos a desenvolver uma condição crônica ou outra, é importante que as famílias e o sistema geral de saúde estejam preparados para lidar com isso crescente necessidade de envelhecimento saudável.
Muitas mudanças relacionadas à idade são comuns, como um pequeno declínio na visão e audição, pressão alta, fraqueza muscular ou um sistema imunológico enfraquecido.
Mas alguns problemas de saúde não são considerados parte do processo normal de envelhecimento para idosos.
Algumas condições crônicas, como as que que afetam a função renal, levando a deficiência cognitiva ou prejudicando a qualidade de vida de uma pessoa idosa precisam ser tratadas com medicamentos geriátricos.
Doenças Geriátricas
A medicina geriátrica é especializada no tratamento das condições que comumente atingem idosos.
Há inúmeras variáveis ??que tornam o tratamento de idosos diferente de seus colegas mais jovens, incluindo polifarmácia, apresentação vaga de sintomas e desafios com atribuição nos casos em que várias condições de saúde estão presentes ao mesmo tempo.
Os adultos mais velhos também são mais propensos a desenvolver doenças relacionadas à idade que os mais jovens normalmente não desenvolvem.
A pressão alta pode ser um problema intergeracional, mas problemas como doenças cardiovasculares, doenças cardíacas isquêmicas, incontinência urinária, demência vascular, esclerose múltipla e outras doenças são muito mais comuns entre os idosos.
Exemplos de Doença Crônica
Embora esta não seja uma lista abrangente de doenças experimentadas por adultos mais velhos, essas e outras doenças crônicas estão entre as mais comuns:
- Artrite
- Câncer
- Doença Renal Crônica
- Doença pulmonar obstrutiva crônica
- Demência, Alzheimer e Parkinson
- Diabetes
- Osteoporose
- Derrame
Saiba mais detalhadamente sobre algumas:
Artrite
Esta doença crônica é uma das condições mais comuns relacionadas à idade que os idosos apresentam.
A artrite causa dor nas articulações e inflamação crônica. Os dois tipos são osteoartrite e artrite reumatoide.
A osteoartrite, a mais comum das duas, é resultado do desgaste normal. Já a artrite reumatóide é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca o revestimento das articulações.
Não há cura para a artrite, mas pode ser controlada com analgésicos e corticosteroides. Os sintomas incluem:
- Dor, rigidez e sensibilidade nas articulações
- Inflamação ao redor das articulações
- Movimento limitado ou restrito
Câncer
Com mais de 200 formas diferentes de câncer – câncer de próstata, câncer de mama e câncer de pulmão, apenas para citar alguns – esse é um dos problemas mais comuns que os idosos enfrentam.
O câncer ocorre através da replicação rápida e anormal das células do corpo, formando tumores que podem se espalhar pela corrente sanguínea.
Embora tenham sido descobertas curas para muitos tipos de câncer, o tratamento do câncer pode ser extremamente invasivo e causar um grande impacto no corpo.
No entanto, quanto mais cedo for detectado, maior a chance de vencê-lo. É uma boa ideia considerar a realização de um rastreio periódico do câncer. Aqui estão os sintomas comuns:
- Descoberta de um caroço ou massa inesperada
- Perda de peso inexplicável
- Sangue nas fezes de uma pessoa, urina, vômito ou ao tossir
Doença Renal Crônica
Infecções renais, inflamação renal, pressão alta e diabetes podem levar à doença renal crônica. Esta condição afeta os rins e pode levar à insuficiência renal, e atualmente não há cura.
Outra realidade infeliz é que os primeiros sintomas geralmente não aparecem – em vez disso, a condição geralmente é identificada por meio de exames de urina solicitados para outras condições médicas.
Os adultos mais velhos devem, portanto, ser diligentes em relatar os seguintes sintomas em estágio posterior ao médico assim que os descobrirem:
- Urina sangrenta
- Falta de ar
- Tornozelos, mãos ou pés inchados
- Cansaço ou sensação de mal-estar.
No Guia do Idoso, você encontra diferentes opções de casas de repouso que atendem às necessidades específicas de cada pessoa/família. Clique e saiba mais!