Uma pessoa idosa que fica muito tempo com os olhos fechados pode indicar sinais que merecem atenção.
Pode se tratar de algum problema na visão ou de demência.
Quando ficamos idosos, acabamos mais suscetíveis a doenças nos olhos, e que também podem afetar a visão. É comum por exemplo, ter que aumentar o grau do óculos se já faz o uso ou até começar a utilizá-lo. Doenças como a catarata são as mais comuns, e também o descolamento da retina pode ocasionar dificuldades para enxergar.
Isso é uma degeneração da própria idade, variando de pessoa para pessoa, é claro, e também doenças pré existentes podem agravar esses casos. Começamos a observar quando o idoso apresenta dificuldades para ler, enxergar de longe ou de perto e também uma necessidade maior de luz para fazer as atividades do dia a dia.
Por isso é importante ter muita atenção com os olhos da pessoa idosa, e manter um costume de sempre o levar ao medico para consultas regulares e de controle.
A Demência
Se for diagnosticado a demência, é importante um tratamento e acompanhamento medico, psicológico e psiquiátrico para controle da doença. Essa doença pode ser controlada para que evolua mais lentamente.
Viver em um ambiente saudável familiar também é fundamental no processo de controle e tratamento da doença, com os cuidados necessários, mantendo o idoso confortável, com uma higiene adequada, criando distrações e meios para exercitar a mente.
Formas de prevenção
A demência pode ser prevenida com os cuidados gerais que temos que ter durante uma vida saudável. Evitar fumar e beber bebidas alcoólicas ajudam muito para regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Também é importante fazer atividades físicas regularmente, cuidar da saúde e do peso se necessário e estar sempre em um ambiente agradável.
Esses cuidados básicos podem ajudar a prevenir a demência no futuro, ou pode retardar e impedir a evolução da doença para uma forma mais grave conforme a idade vem se aproximando, e não é nenhum esforço extra, afinal ter hábito de vida saudável e sem vícios é muito importante para todos, independente da idade.
Como se desenvolve a doença
A demência se desenvolve gradualmente, podendo crescer através de pequenos derrames, que podem ser difíceis de perceber, pois podem ser fracos, ou mais fortes, dependendo do caso, mas de qualquer forma ocasionam uma menor oxigenação do cérebro.
Podemos observar sinais de demência se houver perda de memoria, dificuldade para se comunicar, e dificuldade com a coordenação motora e desorientações.
A falta de oxigenação do cérebro começa a destruir os tecidos cerebrais, provocando então as falhas no funcionamento do sistema nervoso da pessoa.
Esses pequenos derrames cerebrais podem ir acontecendo durante a vida da pessoa ou em um tempo determinado, o que o torna mais grave.
Como já dissemos anteriormente, essa doença pode ser evitada se houver hábitos de vida saudável e sem vícios.
Prevenir é sempre o melhor remédio para qualquer doença, por isso é importante cultivar esses hábitos saudáveis desde cedo, para não sofrer ou ter que depender de outras pessoas na velhice.