É muito importante que o idoso faça atividade física, pois ela promove uma sensação de bem estar, fortalece os ossos, melhora o sistema imune e fortalece os músculos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose, depressão e diabetes.
Os exercícios podem ser realizados de forma regular, desde que o cardiologista ou o geriatra liberem a prática.
Para que os idosos tenham os benefícios, é importante realizar os exercícios sob orientação de um profissional, e também tenham uma alimentação equilibrada e saudável.
Sendo assim, podemos dizer eu os principais benefícios da atividade física são:
- Prevenir e ajudar a combater doenças
- Melhorar a força muscular,
- Reduzir o uso de remédios
- Aumenta o apetite
- Favorece o fortalecimento do sistema imunológico
- Melhora o condicionamento físico geral
- Diminui o isolamento social porque aumenta o convívio com outras pessoas
- Aumenta a auto estima, confiança e aceitação que o idoso possui de si mesmo.
Fazer alongamentos também é muito indicado e pode ser feito em casa. O alongamento melhora a circulação sanguínea, a mobilidade e o bem estar físico e emocional.
Como o idoso deve iniciar a atividade física
O idoso deve iniciar fazendo atividades de baixo impacto, como caminhadas, hidroginástica, e até danças de salão, que são atividades leves e evitam lesões nos músculos e sobrecarga das articulações.
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade, o idoso precisa receber orientação de um educador físico para definir como fará os exercícios.
As atividades realizadas e adaptadas para o idoso devem ser realizadas de preferência em grupo ou duplas para que seja motivante. Muitos exercícios também podem ser praticados em casa.
Para idosos hipertensos, são indicadas atividades como caminhadas e hidroginásticas, sempre sob orientação de um profissional, que deverá controlar qualquer alteração na pressão arterial.
No caso de idosos obesos, a atividade física traz muitos benefícios, incluindo a diminuição de peso e da quantidade de gorduras, aumento dos músculos, melhora da energia e a sensação de bem estar.
São indicados caminhadas e exercícios na água, para iniciar. Já os idosos com poucas limitações, podem fazer atividades na academia como aulas de aeróbica, musculação, bicicleta e esteira.
Não é muito frequente, mas praticar Tai Chi Chuan é muito benéfico para os idosos também. Essa atividade ajuda a fortalecer o sistema muscular, trabalhar o equilíbrio do corpo e melhorar a parte cognitiva do cérebro, devido a concentração que é exigida nas aulas.
O Tai Chi Chuan também ajuda a prevenir as quedas nos idosos, evitando as complicações como fraturas. As aulas também são em grupo, o que ajuda o idoso a interagir mais com outras pessoas.
De acordo com pesquisas realizadas, a prática de 21 minutos de exercício físico ajuda a combater a ansiedade e depressão.
Fazer atividades físicas atua em neurotransmissores específicos do cérebro, com efeitos iguais aos antidepressivos, além de liberar serotonina e dopamina, que nos fazem adotar comportamentos mais positivos e felizes.
Ou seja, além de contribuir para o bem-estar mental, fazer exercícios melhora a auto estima, fortalece as relações e combate o isolamento.