O baile da terceira idade é uma atividade simples e prática e que traz inúmeros benefícios para os participantes.
Incluir os idosos em atividades que permitam e incentivam o contato humano é um modo de prevenir problemas como a depressão.
Além da questão da socialização, o baile oferece um estímulo à dança, que faz com que o idoso pratique exercício físico. Também por ser um evento social, ele acaba se preocupando com a aparência, contribuindo muito para sua autoestima.
Normalmente os bailes são realizados em locais de fácil acesso, em horários que não afetem a rotina do sono e incluem um repertorio musical personalizado, para despertar as melhores lembranças dos participantes.
São muitos os benefícios do baile para a terceira idade, chega a ser difícil falar de todos. Os principais deles estão relacionados a saúde, bem-estar e aumento da autoestima.
Confira nesse artigo alguns desses benefícios.
- Saúde
Pessoas nessa faixa etária geralmente se sentem menos dispostas, por isso participar de bailes da terceira idade é um excelente exercício, muito mais dinâmico do que frequentar uma academia por exemplo. A dança ajuda bastante na mobilidade de pessoas mais velhas, por conta dos diversos movimentos que são feitos.
- Socialização
Por conta da mobilidade reduzida e da preocupação dos familiares, os idosos acabam passando muito tempo em casa, realizando atividades que exigem pouco esforço e na maioria das vezes, sozinhos. Portanto, frequentar bailes traz muitos benefícios com relação a socialização do idoso, já que a música geralmente é dançada a dois, e muitos deles vão trocando de par conforme o baile vai tocando, estimulando a interação entre diferentes pessoas
- Estímulo a autoestima
A partir do momento que o idoso começa a frequentar um local com mais pessoas que tem a mesma faixa etária, ele acaba querendo se arrumar mais, vai querer colocar um brinco, uma roupa diferente, passar um perfume, e toda essa vaidade é também um caminho para uma vida mais feliz.
- Bem-estar emocional
O prazer da atividade gera uma instantânea felicidade para quem pratica. A dança de salão na terceira idade também ajuda na saúde mental, já que os idosos tem bastante dificuldade em memória e confusão na mente, então a prática ajuda nessa questão.
O idoso deve ser incentivado a participar desse tipo de evento, porém deve avaliar antes alguns fatores para não colocar sua saúde em risco. Os principais itens a se observar são a pressão arterial, o ritmo cardíaco, as articulações e o equilíbrio.
Outro item importante é verificar se o idoso está seguro para ir sozinho a esse evento. Na primeira vez é bom ir acompanhado de algum parente para que se sinta seguro e também para que o parente consiga avaliar suas reações.
Envelhecer não traz apenas problema de saúde, sendo que pode se tornar uma época para o descobrimento de novos desafios, como a dança de salão.
O baile da terceira idade proporciona ao idoso tanto benefícios físicos quanto emocionais, como já vimos acima, e dá a ele um novo objetivo de vida.