Durante a fase adulta, o sexto é tratado com naturalidade e faz parte dos hábitos que precisamos ter para manter um estilo de vida saudável.
Já na terceira idade, o sexo é tratado como um tabu, e causa muitas dúvidas em pacientes com mais de 60 anos de idade.
Apesar de haver algumas mudanças no organismo, é possível sim manter uma vida sexual ativa na terceira idade.
O que muda na vida sexual na terceira idade
Entre os 45 e 50 anos de idade o corpo do homem entra no processo de andropausa, que também é conhecida como “menopausa masculina”.
Nesse período, há diminuição nos níveis de testosterona no organismo, e isso pode afetar a vida sexual do paciente.
As principais alterações são: ejaculação retardada, diminuição da libido, da capacidade de resposta sexual, do nível de conforto e da capacidade de obter e manter uma ereção.
Medicamentos para hipertensão podem causar efeitos negativos no sexto após os 50 anos e é muito comum tomar remédios nessa fase.
Outras doenças podem influenciar na vida sexual dos idosos também, como estresse psicossocial e mudanças em sua saúde mental e emocional.
Como manter o sexo ativo
Há várias formas de manter o sexo ativo na terceira idade:
- Escolha um horário que você esteja com energia
A energia do nosso corpo na terceira idade não é a mesma de quem tem 20 anos. E como a relação sexual exige bastante energia, a dica é praticá-la quando você está bem disposto, então adapte o horário.
- Aposte nas preliminares
O homem pode precisar de mais estímulo para obter ereção, então invista nas preliminares, pois além de ajudar a facilitar a ereção, melhora o clima da relação sexual. Um ambiente confortável, sem interrupções e pressão, ajuda também nesse momento
- Tenha afeto
Uma conversa agradável, com boas lembranças e intimidades únicas do casal podem ajudar a despertar o desejo para o sexto na terceira idade.
- Relaxe
Procure maneiras de relaxar e criar um clima agradável. Coloque músicas relaxantes, tome um chá ou faça outras atividades que ajudem você a relaxar e se concentrar no ato sexual.
- Mantenha uma vida saudável
Ter uma alimentação equilibrada e nutritiva e a prática de exercícios físicos ajudam a melhorar nossa saúde de maneira geral e em qualquer idade. Quando estamos saudáveis, nosso desejo e desempenho sexual melhoram.
- Abuse da criatividade
Deixe a vergonha de lado e seja criativo. Experimente novas posições e lugares, afinal, novas experiências podem desencadear substâncias químicas no cérebro e levar à excitação.
- Vá regularmente ao médico
É comum, na terceira idade, que o idoso apresente mais doenças, como a diabetes e a hipertensão. Por isso, a consulta e realização de exames regulares é importante para avaliar o estado de saúde do paciente.
O acompanhamento pelo médico também é fundamental para identificar complicações mais graves que possam surgir, como a disfunção erétil, propondo um tratamento mais adequado de acordo com cada caso.
Com o passar da idade, o homem acaba percebendo que não tem mais a mesma potência de antes, mas isso não é motivo para desistir. Seguindo as dicas que colocamos acima, será possível desfrutar da vida sexual por mais tempo.