Um sistema imunológico forte é um componente crítico da boa saúde porque ajuda a combater infecções e doenças. No entanto, à medida que se envelhece, o sistema imunológico começa a enfraquecer e se torna menos eficiente ao responder a infecções.
A boa notícia é que um estilo de vida saudável, juntamente com outras estratégias, pode melhorar a saúde imunológica para prevenir e combater melhor as doenças.
Confira algumas dicas para ficar atento:
Lave as mãos
Essa dica parece óbvia, mas é comumente negligenciada.
Lavar bem as mãos e com frequência pode ajudar a evitar a propagação de germes causadores de doenças de uma pessoa para outra.
Certifique-se de ensaboar as mãos com sabão e esfregar por pelo menos 20 segundos antes de enxaguar com água. Os centros de controle e prevenção de doenças recomendam a lavagem das mãos:
- Antes, durante e depois de preparar os alimentos
- Antes de comer
- Depois de usar o banheiro
- Antes e depois de cuidar de alguém doente
- Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
Coma refeições bem balanceadas
Uma dieta saudável é essencial para um sistema imunológico forte. À medida que você envelhece, suas necessidades nutricionais e hábitos alimentares podem mudar por vários motivos.
Mas, além de um sistema imunológico enfraquecido, a má nutrição ou desnutrição também pode afetar a saúde do coração, levar ao diabetes tipo 2 e algumas formas de câncer, além de enfraquecer os ossos e os músculos.
Uma dieta bem equilibrada inclui uma variedade de vegetais, frutas integrais, grãos integrais, laticínios sem gordura ou com baixo teor de gordura e uma variedade de alimentos proteicos.
Além disso, é recomendada a ingestão de ricos nos seguintes nutrientes para fortalecer a saúde do sistema imunológico de idosos:
- Proteína, como frutos do mar, carnes magras, aves, ovos, feijões e ervilhas
- Vitamina A, como batata-doce, cenoura, brócolis e espinafre
- Vitamina C, como alimentos cítricos, morangos e certos cereais
- Vitamina E, como amêndoas, avelãs e manteiga de amendoim
- Zinco, como carnes magras, aves, leite, grãos integrais e feijão.
Mantenha-se ativo
A atividade física regular pode ajudar os idosos a permanecerem fortes, independentes e saudáveis. Mas você sabia que o exercício pode ajudar os idosos a fortalecer seu sistema imunológico?
Recomenda-se pelo menos duas horas e meia de exercícios de intensidade moderada por semana.
Incentive seus entes queridos idosos a encontrar atividades agradáveis ??que correspondam ao seu nível de condicionamento físico. Por exemplo, uma curta caminhada de 10 minutos ao redor do quarteirão pode ser uma boa maneira de começar.
Pilates, Yoga ou até mesmo sessões de fisioterapia também são atividades úteis para melhorar a flexibilidade e aumentar a saúde mental e emocional.
Reduza os níveis de estresse
Gerenciar o estresse é um aspecto importante de como os idosos podem fortalecer seu sistema imunológico.
O Instituto Americano de Estresse diz que o estresse crônico afeta a saúde imunológica e prejudica a capacidade do sistema imunológico de combater inflamações e infecções.
Participar de atividades prazerosas que promovam o relaxamento, como meditação e exercícios de respiração profunda, pode ter efeitos positivos na saúde.
Muitos aplicativos de saúde mental se tornaram uma maneira popular de reduzir o estresse, a ansiedade e muito mais.
Alguns aplicativos são projetados especificamente para melhorar o sono, acompanhar seu humor e gerenciar a depressão. Certifique-se de consultar um geriatra ou profissional de saúde mental se o estresse estiver afetando a vida cotidiana.
- Clique e encontre casas de repouso próximas a você aqui no Guia do Idoso. No nosso guia, você tem acesso à infraestrutura, localização e programas de tratamento.