A internação em uma casa de repouso deve envolver cuidados especiais antes e durante o processo. Saiba em que é preciso ficar de olho!
Que casos demandam internação?
A moradia em uma casa de repouso é recomendada aos idosos por lhes oferecer toda a infraestrutura necessária para o seu bem estar, sendo assistidos por profissionais 24 horas por dia.
Costuma ser indicada aos que, por alguma condição, não conseguem mais realizar tarefas simples sozinhos e dependem de outras pessoas em seu dia a dia. Neste espaço, eles terão alguém para ajudá-los a comer, tomar banho, vestir-se, administrar o horário dos medicamentos, etc.
Quais são os cuidados antes da internação?
Fique atento a 3 aspectos:
- A escolha do local
A internação é uma decisão séria e por isso deve envolver muita pesquisa e planejamento. Defina quais são as expectativas do idoso e da família, busque espaços na internet e leia comentários e avaliações para saber o que outras pessoas estão falando sobre o local.
Neste processo, fique atento aos serviços que são disponibilizados e aqueles que a família deverá continuar a prover. Por exemplo, casas de repouso não são obrigadas a oferecer acompanhamento médico 24h aos seus hóspedes, apesar de muitas o fazerem.
- As instalações
Solicite uma visita para conhecer o espaço. Esta é uma forma de constatar se as informações previamente disponibilizadas são reais e se o lugar segue as normas determinadas pela legislação. Observe questões como:
- a existência de alvará de funcionamento;
- as condições sanitárias;
- as instalações nas áreas comuns;
- os dormitórios;
- a acessibilidade;
- o cardápio diário.
- O consenso
A decisão de internação não deve ser tomada unilateralmente nem pela família nem pelo idoso. O ideal é que ambos estejam juntos nesta fase de busca e escolhas.
E quais são os cuidados depois da internação?
Não se descuide depois da internação. Fique sempre atento a:
- Presença frequente
É importante que a família continue presente na vida do idoso e faça visitas frequentes a ele. Além de evitar a sensação de abandono, é importante conhecer sua opinião sobre como está sendo tratado e se está se adaptando à dinâmica do local.
- Contato com a instituição
A internação de um idoso é um ato de responsabilidade da família. Além de se comprometer em honrar os recursos financeiros para que ele seja assistido naquele espaço, ela também deve manter entre as suas obrigações o contato frequente com a instituição, perguntando sobre o estado do familiar e se há alguma novidade.
Como podemos ajudá-lo?
O Guia do Idoso foi pensado justamente como uma ferramenta para auxiliar familiares e idosos. Disponibilizamos nosso banco de dados e filtros de busca para refinar a pesquisa e explorar as opções que podem melhor atender às suas expectativas. Conheça nosso site e passe a usá-lo agora mesmo!