A Casa de Repouso é um espaço que acolhe idosos de uma forma diferenciada, contando com instalações e colaboradores especializados nas necessidades deste público.
Cuidar de pessoas na terceira idade vai muito além do alimentar e do higienizar: inclui ter uma casa adaptada a elas, de forma a diminuir os riscos de queda e facilitar sua circulação pelo espaço, garantindo também acesso às atividades que a pessoa deseja fazer, entre outras coisas.
Entenda agora como funciona uma casa de repouso e como escolher a que melhor atende ao seu familiar idoso.
A vida em uma casa de repouso
Para começo de conversa, a casa de repouso é considerada uma extensão da residência do idoso. A ideia é que ele se sinta à vontade para fazer o que quiser, mas com a vantagem de ter acompanhamento todo o tempo.
Um dos grandes pontos positivos deste espaço é a possibilidade de interação com outras pessoas que compartilham vivências semelhantes e de poder participar de diferentes atividades. Se em casa ele passaria a maior parte do dia sozinho e em frente à televisão, aqui terá a oportunidade de se movimentar, praticar atividade física ou mesmo aprender uma nova habilidade.
Além de manter a cabeça ocupada e afastar pensamentos negativos, isso também ajuda a deixar o cérebro ativo, melhora a coordenação motora e estimula um envelhecimento saudável.
A família pode visitá-lo a qualquer momento, levá-lo para passear, comer fora ou passar alguns dias em casa.
São seis refeições diárias e que seguem um cardápio pensado para o estado de saúde do idoso, sendo diferenciadas para quem possui hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas.
Como encontrar uma casa de repouso confiável?
Veja algumas dicas para buscar a casa de repouso ideal para o seu parente idoso:
- Utilize a internet para pesquisar opções e peça indicações para conhecidos.
- Ao encontrar uma instituição, verifique se ela segue as normas relativas a este tipo de estabelecimento e se possui os documentos obrigatórios para funcionar.
- Leia as avaliações e comentários deixados por outras pessoas sobre o local.
- Faça uma visita junto com o idoso para conhecer as instalações e o funcionamento do espaço. Observe a limpeza, se há acessibilidade e conforto.
- Observe como a equipe de funcionários se relaciona com os moradores e também com a família e se o contato para informações é satisfatório.
- Verifique quais são os serviços inclusos na mensalidade e quais, se quiser, terá que custear adicionalmente.
O Guia de idoso pode ajudá-lo nesta fase tão importante. Conte com as nossas ferramentas de busca para encontrar casas de repouso que atendem às suas expectativas!